P. AMADOR REBELLO, Jesuita, Reitor do Collegio de S. Antão de Lisboa, e mestre de escripta d’elrei D. Sebastião. – Foi natural de Mezamfrio, bispado do Porto; e se como diz Barbosa contava vinte annos quando tomou a roupeta de S. Ignacio em Julho de 1559, devia ter oitenta e tres á data da sua morte, que foi a 7 de Maio de 1622 em Lisboa, conforme o mesmo Barbosa. – E.

274) (C) Alguns capitulos tirados das Cartas que vieram este anno de 1588 dos Padres da Companhia de Jesus, que andam nas partes da India, China, Japão e Angola. Lisboa, por Antonio Ribeiro 1588. 8.º de 64 folhas numeradas só na frente.

275) (C) Compendio de algumas Cartas que este anno de 1597 vieram dos Padres da Companhia de Jesus. que residem na India e costa do Grão Mogor, e reinos da China e Japão, e no Brasil, etc. Lisboa, por Alexandre de Sequeira 1598. 8.º de 240 pag.

Ambas as obras mencionadas são raras, e de estimação, mas a segunda mais que a primeira. D’esta se conhecem em Lisboa varios exemplares, já na Bibl. Nac., já em livrarias particulares como a do sr. conselheiro Macedo, do sr. Figaniere, etc. – Da outra porém não me recordo de ter visto algum, havendo apenas conhecimento do que existe na preciosa collecção dos classicos portuguezes do Archivo Nacional. Se pois os exemplares das Cartas de 1588 se têem pago a 800 e 960 réis, algum que appareça da de 1597 deve subir de valor.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]