P. MANOEL FIALHO natural da Cidade de Evora onde foy virtuosamente educado por seus pays Manoel Delgado Salgado e Margarida Paez. Alistou-se na Companhia de Jesus em o Noviciado da sua patria a 15. de Julho de 1659, quando contava treze de idade onde observou exactamente os preceitos do seu Instituto. Querendo mostrar-se grato á patria que lhe dera o berço intentou escrever a Historia Eclesiastica da Igreja Eborense em cuja empreza consumio os ultimos Vinte annos da sua vida revolvendo, e apontando tudo quanto achava nos livros impressos, e M. S. conduzentes a este argumento, e para que fosse mais completa lhe juntou todas as noticias pertencentes á Historia Secular formando quatro Volumes muito grossos de folha que intitulou.
Evora illustrada com noticias antiguas, e modernas sagradas, e profanas em que se tocaõ algumas do Reyno. Dedica-a a quem a mesma Cidade foy dedicada por ElRey D. Afonso Henriques glorioso Rey de Portugal à Sacratissima Virge Maria Mãy de Deos, Rainha universal do mundo todo. Primeiro Tomo dividido em 4. Partes fol. M. S. em 1707.
Evora illustrada &c. Tocaõ-se as noticias do Reyno necessarias. Tomo 2. dividido em 4. Partes fol. M. S. em 1708.
Evora illustrada &c. com noticias naõ ja profanas mas só sagradas ou pertencentes ao Sagrado Collegio, e Universidade da Companhia de Jesus, e seus annexos o da Purificaçaõ, e da Madre de Deos Tom. 3. fol. M. S. em 1708.
Evora illustrada &c. com noticias de todos os seus Conventos, Collegios, Recolhimentos, Freguesias, Igrejas, e Ermidas. Tom. 4. fol. M. S. em 1709.
Estavaõ promptos com todas as licenças para a impressaõ. Depois reduzio toda esta obra a hum Compendio escrito nas linguas Portugueza, e Latina, e como dezejasse imprimilla, e naõ tivesse cabedal para efeituar o seu dezejo, suplicou ao Cabbido de Evora a mandasse publicar por beneficio da impressaõ pois resultava em credito da Cidade Eborense, mas naõ obteve o despacho, que pertencia. Fallecendo a 27. De Dezembro de 1718. quando contava 70. annos de idade e 57. de Religiaõ se recolheo esta obra em o Cartorio do Collegio de Evora da qual fez hum Epitome o Padre Francisco da Fonceca Jesuita natural tambem desta Cidade, e o publicou com o titulo de Evora Gloriosa, e sahio impresso em Roma na Officina Komarckiana 1728. fol. Fazem mençaõ do Padre Manoel Fialho o dito Padre Fonceca na Prefac. da Evor. glor. e a pag. 435. e o Padre Antonio Franco Imag. da Virt. do Nov. de Evor. p. 873. e Annal. S. J. in Lusit. p. 449. n. 9.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]