P. MANOEL DE FIGUEIREDO natural de Coimbra recebendo a primeira graça a 20. de Setembro de 1688. Foraõ seus pays Simaõ Rodrigues, e Domingas da Trindade. Em o Noviciado patrio da Companhia de Jesus vestio a roupeta a 4. De Julho de 1704. e passados quatro annos passou á India onde instruido nas sciencias escholasticas se dedicou ao ministerio do pulpito em que conciliou grande aplauzo. Publicou

Oraçaõ funebre nas exequias do Illustrissimo e Excellentissimo D. Luiz de Menezes Conde da Ericeira, e Marquez do Louriçal duas vezes Vice-Rey, e Capitaõ General da India, na Igreja do Bom Jesus da Casa Professa de Goa em 21. De Junho de 1742. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca 1743. 4.

Sermaõ de Acçaõ de graças pela vitoria que alcançou o Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Marquez de Castello novo Conde de Assumar Vice-Rey, e Capitaõ General da India de Bonsulo inimigo do Estado, prégado a 15. de Mayo de 1746. na Sé Primacial de Goa. Lisboa por Francisco da Silva. 1747. 4.

Sermaõ de Acçaõ de graças pelas vitorias que alcançou o Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Marquez de Castello novo Vice-Rey e Capitaõ General da India no ataque de Teracol a 23. de Novembro dia em que se publicava a fama da Novena de S. Francisco Xavier, e no rendimento da Praça de Rarim no dia da Festa do mesmo Santo prégado em Goa na Casa Professa da Companhia de Jesus em 6. de Janeiro de 1746. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Serenissima Rainha 1748. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]