MANOEL FERREIRA LEONARDO, naceo em Lisboa a 25. de Abril de 1728. sendo filho de Pedro da Costa, e Antonia dos Martyres. Aprendeo Grammatica no Collegio dos Padres Jesuitas da sua Patria, e Filosofia no Real Convento de S. Domingos, e de huma, e outra aplicaçaõ colheo abundante fruto o seu penetrante juizo. Sendo eleito Bispo do Graõ Pará o Illustrissimo e Reverendissimo D. Fr. Miguel de Bulhoens e Sousa da Ordem dos Prégadores o recebeo por seu familiar, e com elle partio para o dito Bispado a 21. de Setembro de 1748. Dos seus estudos saõ produçoens as seguintes obras que publicou.

Elogio Funebre do Reverendissimo Padre Mestre Fr. Francisco de Santa Maria religioso de Santo Agostinho, Prior Provincial, Mestre na Sagrada Theologia, Deffinidor da sua Ordem, Reitor do seu Collegio de Coimbra, e Bibliothecario mòr do Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa. Lisboa na Officina Pinheiriense da Musica, e da Sagrada Religiaõ de Malta 1745. 4.

Elogio Historico Panegirico, Encomiastico, e funebre das saudosas memorias do Emminentissimo e Reverendissmo Senhor D. Joaõ da Motta, e Silva Cardial Presbitero da Santa Igreja Romana, e primeiro Ministro Universal da Coroa Portuguesa. Lisboa por Antonio Alvares da Silva 1748. 4.

Com o nome afectado de Jozé Pedro da Silva.

Desenfado do povo, Passatempo divertido, alegria seria e jocosa para as fadigas de mayor disvelo e para as emprezas de mayor cuidado se offerece para lenitivo da magoa e recreyo da melencolia 1. Parte. Lisboa na Officina Pinheiriense de Musica. 1746. 4.

Relaçaõ da Viagem, e entrada que fez o Excellentissimo e Reverendissimo Senhor D. Fr. Miguel de Bulhoens e Souza III. Bispo do Graõ Parà para esta sua Dioceze. Lisboa por Manoel Soares. 1749. Sahio sem o seu nome.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]