MANOEL DE FIGUEIREDO natural da Villa de Torres Novas do  Patriarchado de Lisboa, e insigne professor de Mathematica, Cosmografia, Astrologia, Arithmetica, e Arte de Navegaçaõ de cujas Faculdades assim practica, como especulativamente deixou por indeleveis argumentos as obras seguintes.

Chronographia; Reportorio dos Tempos no qual se contem 6. Partes, scilicet dos tempos, Esfera, Cosmografia, e arte de Navegaçaõ, Astrologia rustica, e dos tempos e pronosticaçaõ dos Eclipses, Cometas, e Sementeiras O Calendario Romano com eclipses até 630. e no fim o uzo, e fabrica da Balestilha, e Quadrante Geometrico com hum Tratado dos Relogios. Lisboa por Jorge Rodrigues. 1603. 4.

Prognostico do Cometa que apareceo em 15. de Setembro de 1604. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1605. 4.

Tratado da Practica da Arithmetica composta por Gaspar Nicolás emendada, e acrecentada. Lisboa por Vicente Alvares 1607. 8. & ibi por Joaõ Galraõ 1679. 8. & ibi por Bernardo da Costa de Carvalho 1716. 8.

Hydographia; Exame de Pilotos no qual se cons tem as regras que todo o Piloto deve guardar em suanavegaçoes assi no Sol, variaçaõ da agulha, como no cartear com algumas regras da navegaçaõ de Leste a Oeste com mais o aureo Numero, Epactas, marés, e altura da Estrella Polar com roteiros de Portugal para o Brasl, Rio da prata, Guine, S. Thomé, Angola, Indias de Portugal, e Castella. Lisboa 1608. & ibi por Vicente Alvares 1614. 4.

Roteiro, e Navegaçaõ das Indias Occidentaes, Ilhas Antilhas do mar Oceano Occidental com suas derrotas, sondas, fundos e conhecenças. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1609. 4.

Delle se lembraõ Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. p. 267. col. 1. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. E. n. 42. e o addicionador da Bib. Naut. de Antonio de Leaõ Tom. 2. Tit. 3. col. 1148.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]