MANOEL FREIRE BATALHA, natural de Lisboa, e filho de Jozé Francisco dos Reys, e Maria dos Reys. Recebido o grao de Bacharel em os Sagrados Canones pela Universidade de Coimbra, foy Prothonotario Apostolico de Sua Santidade, Commissario do Santo Officio, e muito versado no ministerio do pulpito, que exercitou com aplauzo na sua patria donde passando ao Rio de Janeiro naõ sómente conciliou a mesma estimaçaõ no pulpito, mas foy Visitador, Governador, e Vigario Geral do Bispado do Rio de Janeiro, e Mestre escóla na Cathedral da mesma Cidade publicou.

Sermaõ na funesta, e magnifica pompa com que na Igreja de Nossa Senhora da Conceiçaõ da Villa Real do Sabarà das Minas se celebraraõ as memorias do Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo do Rio de Janeiro D. Fr. Antonio de Guadalupe prégado em 2 de Mayo de 1741. Lisboa na Officina Alvarense 1742. 4.

Sermoens prégados de manhã, e de tarde nas Profiçoens da Madre Maria Antonia Emerenciana Aurelia de Jesus, e de sua Prima a Madre Maria Leodegaria Fabiana do Monte do Carmo Religiosas do Convento de Carmelitas Calçadas da Esperãça de Béja, e naturaes de Villa Rica do ouro preto das Minas geraes. Coimbra no Real Collegio das Artes da Companhia de JESUS 1746. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]