MANOEL DA FONCECA BORRALHO naceo em a notavel Villa de Santarem a 12. de Agosto de 1691. sendo filho de Pedro da Fonceca, e Maria Francisca. Foy muito perito nos preceitos da Grammatica Latina, e nos primores da Poesia Vulgar como mostraõ as obras que compoz. Falleceo na patria a 7. de Mayo de 1731. com 70. annos de idade. Jaz sepultado na Parochia do Salvador. Delle se lembra o Padre Ignacio da Piedade de Vasconcellos Hist. de Sant. liv. 2. cap. 33.Publicou

Luzes da Poesia descobertas no Oriente de Apollo aos influxos das Musas divididas em tres luzes essenciaes. 1. da medida, e consonancia da Poesia. 2. Do ornato da Poesia e figuras, que nella cabem. 3. do espirito da Poesia, e ereçaõ do conceito. Lisboa por Filippe Vilela 1724. 4.

Promptuario de todos os Verbos das quatro conjugaçoens com todos os compostos, e nomes, que derivaõ a sua etymologia, e quantidade das syllabas. Dialogismo Rhetorico com todos  os exemplos dos authores vulgares. Explicaçaõ universal de toda a Grammatica. 4. M. S.

Varias obras Poeticas, como saõ Loas Dialogos, Bailes; Entremezes, oraçoens Academicas em a Academia de que foy Secretario. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]