Fr. MANOEL DA GRAÇA, naceo em Lisboa, e na Parochia de S. Miguel recebeo a graça bautismal a 27. de Novembro de 1644. Na florente idade de dezoito annos, deixando a patria recebeo o habito Carmelitano no Convento de S. Luiz do Estado do Maranhaõ, a 28. de Março de 1662. e professou solemnemente no 1. De Abril do anno seguinte. Incorporou-se na Provincia de Portugal a 11. de Mayo de 1683. onde foy Confessor das Religiosas do Convento da Esperança de Béja. Voltando ao Maranhaõ no anno de 1707. assistio por algum tempo nesta Vigairaria, donde partio para o Convento da Bahia, e nella falleceo a 17. de Novembro de 1720. quando contava 76. annos de idade, e 58. de Religiaõ. Foy muito perito nos ritos, e ceremonias Ecclesiasticas escrevendo

Colleçaõ de Offícios de Santos dos Arcebispados de Lisboa, e Évora, e do Bispado de Coimbra com suas explicaçoens. Lisboa, por Manoel Lopes Ferreira. 1707 4.

Escola Universal das Rubricas, e Decretos sobre o Ofício Divino com as direçoens mais importantes, e necessarias para a factura do Kalendario annual da Religiaõ Carmelitana, e de seus Terceiros, e Confrades na Provincia de Portugal, e suas Vigairarias conforme os Breviarios da Ordem, e Romano. Parte 1. e 2. Feita em o anno de 1714.

Kalendario perpetuo do Oficio Divino, e suas Missas para os Terceiros, e Confrades de N. S. do Monte do Carmo extra chorus conforme o Rito Romano em o Reino de Portugal, e suas conquistas.

Direcçaõ perpetua Universal communicada pelo computo Gregoriano, exordio facil, e breve para a factura do Directorio Geral do Officio Divino Carmelitano em o Reyno de Portugal com os particulares Officios nos Conventos da Provincia. Offerecido no anno de 1717. ao Mestre Fr. Luiz do Rosario, Prior do Convento de Lisboa. Todos estes quatro volumes M. S. se conservaõ na Livraria deste Convento.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]