MANOEL JOZÉ CORREA ALVARENGA, naceo na augusta Cidade de Braga a 4 de Janeiro de 1717. sendo filho de Francisco Correa, e sua mulher Rosa Maria de Alvarenga. Aprendeo no Collegio patrio de S. Paulo dos Padres Jesuitas Grammatica, e Filosofia de cuja faculdade defendeo com aplauso todas as partes. Estudou Theologia alguns annos no Collegio Bracharense dos Erimitas de Santo Agostinho donde passando á Universidade de Coimbra naõ sómente recebeo o grao de Mestre em Artes, mas a formatura nos sagrados Canones. Desde a adolescencia teve inclinaçaõ á Poesia Vulgar da qual saõ producçoens as seguintes obras.

Relaçaõ dos estragos, que desde o dia 3. de Dezembro até 6. do mesmo mez do presente anno de 1735. infelizmente causou nesta Cidade de Coimbra huma sempre memoranda tempestade. Coimbra no Collegio das Artes da  Companhia 1740. 4. Consta de 39 Outavas.

Braga triunfante da Real eleiçaõ, e sempre gloriosa posse, que o augustissimo Principe, e Serenissmo Senhor D. Jozé pessoalmente tomou do Arcebispado Primaz das Espanhas em o dia 23 de Julho de 1741. Coimbra na dita Impressaõ. 1742. fol. Consta de Proza, e dous Cantos heroicos de 100. Outavas cada hum.

Relaçaõ das Missoens, que fizeraõ a Cidade de Braga os Padres Fr. Pedro, de Calatayud, e Joaõ de Carvajosa no anno de 1743. M. S. He Proza.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]