Fr. MANOEL DA ILHA, natural de Britiandos junto de Ponte de Lima em a Provincia de Entre Douro, e Minho, Religioso da Provincia Capucha de Santo Antonio, onde depois de se distinguir dos seus domesticos nas sciencias escholasticas, foy Guardiaõ do Convento de Lisboa, e Definidor. Como era muito perito em as noticias da Ordem Serafica escreveo por ordem do Geral Frey Benigno de Genova.
D. Antonii Provinciae Portugalliae, ennarratio, seu relatio numeri domorum, quae in illa sunt, nec non aliarum rerum narrationis dignarum. fol. M. S. O original se conserva como vimos na Livraria do Convento de Lisboa, e serve de Supplemento ao que deixou por escrever desta Provincia Fr. Francisco Gonzaga de Origin. Seraph. Relig. a pag. 1153. e seguinte. No fim tem este tratado.
De controversia, & lite quam hostis generis humani excitavit inter nostros Fratres Minores, & Patres Santissimae Societatis Jesu circa doctrinam, & pagos praefecturae Paraibae Brasilicae Regionis. fol.
Falleceo no Convento de Lisboa a 23. de Novembro de 1637. do qual como da obra, que compoz da sua Provincia fazem memoria Wadingo de Script. Ord. Min. p. 106. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. p. 268. col. 2. Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3 p. 312. col. 1. no Comment. de 18. de Mayo. letr D. e Fr Joan. a D. Ant. Bib. Francisc. Tom. 1. pag. 331. col. 1.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]