FR. ALEXANDRE DA SILVA, Eremita calçado de S. Agostinho, cuja regra professou a 21 de Julho de 1741; Dr. em Theologia pela Univ. de Coimbra, e Oppositor ás cadeiras da mesma faculdade. – N. em Lisboa a 23 de Setembro de 1722. M. em…

Foi tido por um dos mais insignes sujeitos nos estudos da philologia e bellas lettras, que no seu tempo possuiu a ordem Augustiniana; e como tal deputado por seus prelados para escrever a obra seguinte:

232) Estatutos para o Real Collegio da Graça de Coimbra, ordenados segundo as disposições dos Estatutos da nova Universidade. Lisboa, na Regia Off. Typ. 1774. 4.o

Por esta occasião e ao mesmo intento, quasi todas as Corporações Religiosas ordenaram e fizeram imprimir similhantes Planos d’Estudos para servirem de norma e regra aos alumnos, que se propunham seguir os cursos scientificos nos Collegios que as mesmas Ordens mantinham em Coimbra á sua custa. Alguns d’esses planos mereceram então e depois os maiores encomios, como dispostos em perfeita conformidade com o que de melhor podia exigir‑se em presença do systema de instrucção publica adoptado. Ainda hoje não podem deixar de considerar‑se como documentos importantes para o estudo da nossa historia litteraria, e que dão bom testemunho da sciencia e capacidade de seus auctores. Por isso vão competentemente mencionados no presente Diccionario, sob os nomes d’aquelles que consta terem tido parte em sua feitura. D’alguns porém não ha sido possivel descobrir quem fossem os seus collaboradores, e por isso entram na regra geral das obras anonymas, descrevendo‑se com relação aos seus titulos. V. Planos d’Estudos, Estatutos, etc.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]