MANOEL DE LEMOS MESA, naceo na Villa de Estremoz da Provincia Transtagana, e foy bautisado na Igreja Matriz de Santo André, a 25. de Julho de 1670. Foraõ seus Pays, o Licenciado Lopo Rodrigues Lemos, e Maria Garcia. Depois de se formar em Direito Civil na Universidade de Coimbra exercitou por muitos annos o Officio de Advogado de Causas Forenses com grande aplauso do seu nome por ser muito versado em huma, e outra Jurisprudencia. Falleceo em Lisboa a 17. de Março de 1744. quando contava 74. annos de idade. Compoz

Petiçaõ de Revista por parte do Excellentissimo Duque de Aveiro, contra a sentença, que se proferio na causa de Reinvindicaçaõ, que intentou contra o Procurador da Coroa sobre a Capitania de Porto-Seguro. Madrid. 1736. fol.

Allegaçaõ de Direito, pelo Excellentissimo Senhor Duque de Aveiro em o Feito com Manoel Gomes de Carvalho, e Sylva sobre que se julguem por provados os embargos, com que o dito Excellentissimo Senhor pertende se modifique (em quantia de tres contos de reis) a sentença, que contra sua Excellencia alcançou o dito Manoel Gomes em Lisboa anno. 1736. fol. Naõ tem anno nem lugar de Impressaõ, mas pelo caracter he certamente impressa em Madrid.

Doaçaõ da Capitanìa de Porto seguro a favor de Pedro Tourinho, venda desta Capitanìa por Leonor de Campo com faculdade Real do Excellentissimo Senhor Duque de Aveiro, D. Joaõ. Verba do seu Testamento, em que faz nomeaçaõ desta Capitanìa com Real faculdade em o Senhor D. Pedro Diniz seu filho segundo, com declaraçaõ, que morrendo sem filhos torne a Capitania ao herdeiro do seu Estado. Doaçaõ desta Capitania pelos Senhores Duques de Aveiro D. Alvaro, e D. Juliana a favor do Excellentissio D. Affonso seu filho segundo sem faculdade Real. Posse, que tomou da Capitania o Excellentissimo Senhor Duque de Aveiro D. Raymundo. Sentença da Relaçaõ, em que julgaõ á Coroa a mesma Capitanìa. Petiçaõ de Revista por parte do Excellentissimo Senhor Duque de Aveiro D. Gabriel. fol. Naõ tem anno, nem lugar da Impressaõ, mas certamente he em Madrid.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]