P. ALEXANDRE CAETANO GOMES, Presbytero secular, Cav. da Ord. de Sancto Estevão de Florença, Formado em Canones pela Univ. de Coimbra, Advogado nos Auditorios da cidade de Lisboa. – N. na villa e praça de Chaves em o 1.º d’Agosto de 1705, e vivia em 1759. Ignora‑se a data do seu falecimento. – E.
163) (C) Lorena perseguida e exaltada; em que se escrevem as perseguições que exaltaram a Serenissima Casa de Lorena ao throno do Imperio e mundo. Lisboa por Bernardo Antonio 1749. fol. de XIII‑420 pag. – Vulgar, e pouco estimada. Corre por 480 a 600 réis.
164) (C) Manual Pratico judicial, civil e criminal em que se descrevem os meios de processar em um e outro juizo etc. Lisboa por Miguel Manescal da Costa 1748. 4.º Ibi, por Domingos Gonçalves 1751. 4.º – E accrescentado e correcto de muitos erros das edições anteriores, ibi, por Caetano Ferreira da Costa 1766. 4.o de VIII‑323 pag. Ha ainda algumas outras edições, tanto em 4.o como em folio.
165) Dissertações Juridicas sobre a intelligencia de algumas Ordenações do Reino. Lisboa, por Domingos Gonçalves 1756. 4.o de XVI‑456 pag. Falando a respeito d’estas ultimas duas obras, diz o auctor do Demetrio Moderno a pag. 271: «O Manual practico é uma compilação defeituosa, e de inferior merecimento, por não ter methodo nem systema. As Dissertações porém são melhores, e não parecem obra da mesma penna que escreveu aquella.» O Manual não é hoje procurado, mas as Dissertações ainda se estimam, e o seu preço é de 360 até 800 réis, conforme a mão em que se acham.
166) Carta de um amigo assistente na corte de Lisboa a outro assistente no estado do Brazil, em resposta a outra em que lhe pede lhe diga, se lhe parece que o Grão Duque de Toscana será eleito, ou não, Imperador dos Romanos. Lisboa na nova Off. Sylviana 1745. 4.o de 23 pag. – Tem no fim o nome do auctor.
167) Carta de um amigo assistente, etc… Em que lhe dá conta da eleição do Imperador, e um discurso sobre a paz geral que d’elle se espera. lbi na mesma Off. 1745. 4.º de 19 pag. Tambem no fim traz o nome do auctor. Ambos estes opusculos foram dados á luz pelo P. João Baptista de Castro, sob o pseudonymo de Custodio Jesam Baratta, de que ás vezes usava nas suas publicações.
O Catalogo da Academia sómente se fez cargo das duas obras mencionadas com os numeros (163) e (164) omittindo as restantes, não sei por que motivo.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]