P. AGOSTINHO REBELLO DA COSTA, Presbytero secular, Cav. professo na Ordem de Christo, Dr. em Theologia pela Univ. de Coimbra, etc. – N. na cidade de Braga, e foi filho de Manuel Rebello da Costa, e de D. Maria Vieira de Azevedo. A falta de informações, que sollicitei e se me prometteram da cidade do Porto, não dá logar a que possa actualmente dizer mais a seu respeito. Se essas informações todavia chegarem, como espero, darei conta em supplemento no fim d’este Diccionario, com as demais noticias que até então accrescerem. – E.

117) Descripção topographica e historica da cidade do Porto, que contém a sua origem, situação, e antiguidades; a magnificencia de seus templos, mosteiros, hospitaes, ruas, praças, edificios e fortes, etc. etc. Porto, na Off. de Antonio Alvares Ribeiro 1788. 8.o gr. de XXXII‑374 pag. com tres estampas. Ha tambem exemplares da mesma edição, com a data de 1789, dos quaes possuo um.

Tem sido vendidos os que apparecem de 480 a 800 réis, e ás vezes por mais. É estimavel no seu genero, até pela circumstancia de ser unica. Os escrupulosos notam porém a critica do auctor de pouco segura.

118) Orações panegyricas que recitou na festividade da Matriarcha Sancta Theresa de Jesus nos dias 15 e 17 de Outubro de 1784. – Lisboa, na Regia Off. Typ. 1785. 8.o de 72 pag.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]