D. FR. ALEXANDRE DE GOUVEA, Franciscano da Congregação da Terceira Ordem em Portugal, cujo instituto professou no Convento de N. S. de Jesus de Lisboa aos 2 de Dezembro de 1773. Foi Dr. em Mathematica pela Univ. de Coimbra, e o primeiro regular que ali tomou o grau depois, da reforma feita em 1772. Nomeado Bispo de Pekin em 22 de Julho de 1782, para onde partiu já confirmado e sagrado, em Abril do anno seguinte. Foi Socio da Acad. R. das Sciencias. – N. em Evora, segundo alguns em 6 de Novembro de 1751, e conforme a affirmativa de Fr. Vicente Salgado, que tenho por mais exacta a 2 de Agosto do dito anno. M. d’apoplexia em Pekin a 6 de Julho de 1808. – V. Fr. Vicente Salgado, Catalogo Historico dos Escriptores da Congregação da Terceira Ordem em Portugal, ms. que existe na livraria do extincto Convento de Jesus.
Além de varias obras que compoz nas linguas chineza, latina e portugueza, as quaes ficaram ineditas, e devem existir entre os manuscriptos da mesma Bibl. de Jesus, escreveu a seguinte:
174) Carta do Ex.mo e Rev.mo Bispo de Pekin ao Ill.mo e Rev.mo Bispo de Calandro, sobre a introducção e progresso do Christianismo na peninsula da Corêa desde 1784 até 1797. Lisboa, na Off. de João Rodrigues Neves. 1808. 8.o de 183 pag. Contém o original latino, com a traducção portugueza em frente, mas deve‑se notar que a versão é de alheia penna.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]