ALBERTO JOSÉ GOMES DA SILVA, que parece ter sido musico de profissão. Compoz e imprimiu em Lisboa no anno de 1758 uma Arte ou Principios de Musica, com este ou diverso titulo. Deve ser rara esta obra, porque ainda não a vi, nem tenho d’ella outra noticia mais que a de achal‑a citada por Francisco Ignacio Solano em um dos seus Tractados da mesma arte, que correm impressos. Barbosa não fez menção d’ella, nem do seu auctor.

A proposito, darei conta n’este logar de um opusculo de egual assumpto, e de que tambem não acho feita menção em alguma parte. Intitula‑se:

133) Elementos de Musica por Frazenio de Soyto Jenaton. Lisboa, por Antonio Vicente da Silva 1761. 4.° de 16 pag. (Livraria do extincto convento de Jesus 463/33). – Parece‑me ter decifrado este pseudonymo, que é, quanto posso julgar, Frey José de Santo Antonio; porém não me atrevo a decidil‑o, por não ter para tanto a necessaria certeza.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]