MANOEL MENDES DE BARBUDA E VASCONCELLOS, naceo em o lugar de Verdemilho distante hum quarto de legoa da Villa de Aveiro do Bispado de Coimbra no anno de 1607. sendo filho de Manoel Mendes de Barbuda e Vasconcellos, e D. Jeronyma Manoel de Loureiro de igual nobreza a de seu Consorte. Na Universidade de Coimbra estudou Direito Cesareo no qual recebido o grao de Bacharel servio os lugares de Juiz. de fóra de Caminha, Ouvidor de Valença, e Provedor de Lamego com igual sciencia, que desinteresse. Foy insigne na Arte da Cavallaria, e muito mais em a da Poesia de que saõ testemunhas as obras que compoz.

Virginidos, ou Vida da Virgem Senhora nossa. Poema Heroico. Lisboa por Diogo Soares de Bulhoens 1667. 4. Consta de 20. Cantos.

Sylva Panegyrica ao Nascimento da Serenissima Princeza filha do Principe D. Pedro. Lisboa, por Antonio Crasbeck de Mello 1667. 4.

Rimas Sacras. 4. M. S.

Rimas Humanas. 4. M. S.

Poemas Funebres. 4. M. S.

Sucessos das Armas Lusitanas desde o dia da Aclamaçaõ até o seu tempo. Deixou imperfeita esta obra. Falleceo em 30 de Março de 1670. Jaz sepultado na Parochia de S. Pedro das Aradas.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]