MANOEL MARQUES REZENDE naceo em a Cidade de Viseu a 22. De Abril de 1697. onde teve por Pays a Manoel Marques Rezende, e Francisca de Araujo Malafaya. Aplicou-se ao estudo da Grammatica, Rhetorica, Poesia, Geometria, e Symetria em que sahio sufficientemente instruido, como mostraõ as obras seguintes.

Sentimentos na morte de Antonio Correa da Sylva, natural da Cidade de Viseu. Lisboa na Officina da Musica. 1728. 4. saõ oitavas.

Espelho da Corte em hum breve Mapa de Lisboa, no qual epilogadamente se mostraõ, e retrataõ suas grandezas, e hum abbreviado Elogio, e verdadeira copia de seus habitadores escrito em Dialogo. ibi na dita Officina. 1730. 4.

A fermosa Fenix de Lisboa, e historia de huma Dama naufragante na qual se referem seus amorosos, e tragicos successos, e se descreve huma tempestade que teve em o mar; o soccorro de huma nao Turca; hum naval combate, o seu estupendo, e maravilhoso naufragio; e se envolve nella a expediçaõ da Armada do Senhor Rey D. Sebastiaõ para Africa; a disposiçaõ, a fórma, e conclusaõ da batalha, e se dá conta de sua vida, ou morte taõ disputada. ibi por Pedro Ferreira, Impressor da Serenissima Rainha. 1736. 4.

Ultimas expressoens da magoa, e breve alivio da saudade em huma Epistola, ou carta funebre Panegyrica, e familiar escrita na occasiaõ da morte da Serinissima Senhora D. Francisca Infanta de Portugal. ibi pelo dito Impressor.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]