MANOEL DE S. MARTHA TEIXEIRA, chamado no seculo Manoel Joaquim Teixeira naceo em Lisboa, sendo filho de Patricio da Matta Teixeira, e Anna Maria. Formado na Faculdade dos Sagrados Canones em a Universidade de Coimbra recebeo a murça de Conego secular do Evangelista amado a 19. de Agosto de 1738. onde aplicado aos estudos Theologicos sahio nelles taõ eminente que foy admittido ao numero dos Doutores de taõ sublime Faculdade em a Universidade de Evora. He Qualificador do Santo Officio, Lente de Theologia Moral no Convento de S. Eloy de Lisboa, e Prégador excellente de cujo ministerio publicou
Sermaõ da Profissaõ de D. Antonia Marcelina de S. Bernardo em o Convento de N. S. da Conceiçaõ da Villa de Alenquer em dia dos Prazeres de Maria Santissima em 10 de Agosto de 1747. ibi por Antonio da Sylva 1747. 4.
Sermoens Tom. 1. Lisboa por Bernardo Antonio 1748. 4.
Dous Sonetos á morte delRey D. Joaõ V.
Sextilhas ao mesmo assumpto. Sahiraõ estas Poesias a pag. 90. da Colleçaõ que fez a Academia dos Ocultos, instituida em Casa do Illustrissimo, e Excellentissimo Conde de Villar-Mayor, Manoel Telles da Sylva, da qual he Academico o Author. ibi por Manoel Soares Vivas 1750. 4.
Ao Fidelissimo Rey, e Senhor nosso D. Jozé I. no dia de sua felicissima aclamaçaõ Romance Hendecasylabo. Nos Jubilos de Portugal. a pag. 24. ibi por Francisco Luiz Ameno. 1750. 4.
Sendo desde os primeiros annos cultor da Poesia vulgar compoz a Comedia seguinte que se publicou com as letras iniciaes de M. J. T. que significaõ o nome de Manoel Joaquim Teixeira, que tinha quando estava no seculo. Acertos de hum disparate. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ 1738. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]