Fr. MANOEL MOACHO FRANCISCO, naceo na Villa de Campo-Mayor, Praça de Armas na Provincia do Alentejo a 22 de Novembro de 1684. Teve por Pays a Diogo Lopes Moacho Francisco, e Maria Mexia. Professou a Ordem Militar de Christo em o Real Convento de Thomar a 4 de Julho de 1708. Depois de obter os beneficios da Real Igreja da Conceiçaõ de Lisboa, e da Collegiada de Santa Maria da Villa de Niza, e da Collegiada de Santa Maria dos Olivaes da Villa de Thomar mereceo pelo incomparavel procedimento da sua vida ser nomeado Reytor pela Meza da Consciencia, e Ordens, do Real Collegio dos Meninos Orfãos de Lisboa de cujo lugar tomou posse a 18 de Agosto de 14. Publicou

Obsequiosa demonstraçaõ do andor em que a Collegio de Jesus dos Meninos Orfãos da Corte de Lisboa acompanhou a solemne, e festiva procissaõ de graças, que pelo felice nacimento do Serenissimo Infante (Terceiro Genito de Suas Magestades) o Senhor D. Jozé agora Principe se celebrou na tarde de Domingo 2 do mez de Setembro do anno de 1714, e acçaõ gratulatoria do Reytor do mesmo Collegio, e Meninos delle. Lisboa, por Felippe de Sousa Villela. 1714. 4. Consta de Verso, e Prosa.

Demonstraçaõ affectuosa, que os Meninos Orfãos do Collegio Real de Jesus cantaraõ em Procissaõ pelas ruas de Lisboa, na illuminada, e festiva noute de 25 de Setembro de I7I6. em louvor do Senhor D. Manoel preclarissimo Infante de Portugal pela Batalha de Petervaradim em que as armas Imperiaes triunfaraõ das Otomanas. M. S. 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]