MANOEL DE MORAES, natural da Villa de S. Paulo, hoje Cidade Episcopal em o Estado do Brasil. Sendo admittido á Companhia de Jesus, foy della expulso, quando já era Sacerdote, e Theologo, e passando a Olanda esquecido da Fé prometida no bautismo, e da educaçaõ virtuosa, que tivera em taõ sagrada Religiaõ professou os abominaveis dogmas de Calvino, e se desposou com mulher sequaz dos mesmos erros, por cuja detestavel apostasia foy relaxado em Estatua no Auto da Fé celebrado em Lisboa a 6. de Abril de 1642. Passados tres annos veyo a Portugal, e sendo preso pela Inquisiçaõ de Lisboa, esteve muito tempo obstinado profitente dos delirios de Calvino, e sahindo no Auto da Fé, que se celebrou a 15. de Dezembro de 1647, com insignias de fogo, illustrado da divina graça, abjurou a sua perfidia com muitas lagrymas testemunhas do seu arrependimento. Compoz

Prognostico, y repuesta a una pregunta de un Cavallero muy illustre sobre las cosas de Portugal. Leiden. 1641. 4. Dedicado a Tristaõ de Mendoça Furtado, Embaixador delRey de Portugal D. Joaõ IV. aos Estados de Olanda. Nesta obra se intitula o Author Theologo, Historico de la Illustrissima Compania de las Indias Occidentales. A este livro por ser em favor da Aclamaçaõ do Serenissimo Rev D. Joaõ IV. impugnou com razoens inconcludentes D. Joaõ Caramuel na Repuesta al Manif. de Portug. liv. 5. cap. 8. e no Joannes illigitimus Rex demonstratus. p. 197.

Historia da America. Esta obra por estar incompleta a naõ imprimiraõ os Elzeviros em Olanda como queria seu Author. Della extrahio noticias importantes Joaõ Laet, que collocou na sua Historia Indiae Occidentalis. Fazem memoria desta Historia, como de seu Author Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. p. 269. col. 2. Zacuto Lusit. Med. Princip. Hist. lib. 5. hist. ult. Quaest. ult. onde allega o cap. 24. do liv. 1. da dita Historia da America. Theodoro Spizel. de Orig. Gent. Americanae, e o moderno addicionad. da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ. Tom. 2. Tit. 12. col. 677.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]