P. ADRIAM PEDRO natural de Lisboa, e filho de Agostinho Pedro, e Catherina de Vadre. Sendo de desouto anos entrou na Companhia de JESUS a 3 de Junho de 1649 em o Noviciado da sua Patria. Depois de aprender as letras humanas, e as sciencias mayores, leo com geral applauso hum Curso de Filosofia na sua Patria. A natural benevolência, de que era dotado, o fez digno de exercitar diversos ministérios na Religião com grande satisfação della, e mayor credito da sua pessoa, como forão ser Procurador do Malabar, e do Japão, Reytor do Collegio de Coimbra, e depois do de Santo Antão em Lisboa, onde morreo a 17 de Março de 1713, com 79 anos de idade, e 62 de Religião. Escreveo.

Vida do Irmão Antonio Homem Coadjutor temporal, e do Irmão Bernardo de Mello Estudante, ambos Jesuitas, cujos originaes se guardão no Cartorio do Collegio de Coimbra.

Excellencias de Lisboa. M. S. Delle faz memoria o Padre Antonio Franco na Imag. da Virtud. em o Nou. da Comp. de Jes. em Lisboa pag. 963 e no Synops. Annal. Soc. Jes. in Lusit. Pag. 445, dizendo delle: Postremos anos com sumpsit scribendo de excellentijs Unyssiponis Patriae suae.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. 1]