ABRAHAM DA FONSECA cuja pátria se ignora. Foy muito versado na lição da Sagrada Escritura, e na intelligencia das suas mayores dificuldades, por cujas partes mereceo que em Amburgo fosse o primeiro Rabino da Sinagoga dos Espanhoes, onde viveo muitos anos com geral opinião de insigne Mestre. Morreo a 17 de julho de 1671. Compoz:

Oculi Abrahae, sive Index veruum Bibliorum, qui explicantur in libro Rabot, Marranoth Kebunna. Amsterdão apud Danielem da Fonseca anno creationis 1387. Christi 1627.

Não faltou quem afirmasse que este livro fora impresso primeiramente em Amsterdão no anno de creação 5327 e de Christo 1567 cuja asseveração se convence ser falta porque sendo publicada neste anno, não podia ser composta esta obra por Abraham da Fonseca, como tãobem porque neste tempo, como doutamente advirtio Wolfio in Bib. Hebrae pag.36, não assistião os Judeos em Amsterdão, nem tinham impressão para publicar as obras que escreviam. No Cathalogo a Biblioteca de João Vander Wayen se lé esta obra impressa no anno de 1632 in4. Do author faz memoria Jacob le Long. In Bib. Sacr. Pag mihi 593, col.2.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. I]