Fr. MANOEL DA SYLVA, naceo em a Cidade de Elvas da Provincia Transtagana, sendo filho natural de D. Joaõ da Sylva igualmente illustre pello sangue, e proezas militares, como pela piedade Christã do qual se fez larga, e merecida memoria em seu lugar. Abraçou o sagrado instituto da Illustrissima Ordem dos Prégadores em o Convento de S. Domingos da sua patria a 22 de Abril de 1680, onde aprendeo as sciencias escolasticas com disvelo para depois as ensinar com aplauso nos Conventos da Batalha, e Lisboa principalmente em o Real Collegio de Nossa Senhora da Escada dictando por muitos annos Theologia Moral por cuja liçaõ tomou o grao de Bacharel, e Presentado. Deixou a vida caduca pela eterna em o Convento de Lisboa a 24 de Dezembro de 1718. Delle faz memoria, Fr. Pedro Monteiro Claustr. Dom. Tom. 3. p. 284. Compoz

Tractatus Theologicus de Bulla Cruciatae cum distinctione inter Bullam Hispaniae, & Lusitaniae. Ulysipone apud Michaelem Deslandes. 1694. 4.

Sermaõ na Beatificaçaõ do grande Varaõ Apostolico o B. Joaõ Francisco Regis da sagrada Companhia de Jesus. Lisboa, por Antonio Pedroso Galraõ 1716. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]