P. MANOEL TAVARES, natural de Lisboa, filho de Manoel Tavares Machado, e Filippa Maria do Espirito Santo. Na idade da adolescencia vestio a roupeta da Congregaçaõ do Oratorio da sua patria a 8. de Dezembro de 1723, onde se mostrou muito observante do seu instiruto ocupando todo o tempo que lhe restava das obrigaçoens de Congregado em escrever obras asceticas, e historicas, e como taõ amante da modestia, como inimigo do aplauso as publicou com nome suposto. Falleceo piamente em Lisboa antes de receber ordens Sacras a 23 de
Janeiro de 1735.
Compoz
Novena do glorioso S. Liborio. Lisboa, por Pedro Ferreira 1729. 16. Sahio com o nome de Amaro Telles Nahut.
Remedio efficacissmo que hum Physico espiritual pertence aplicar ao pecador doente das suas culpas. ibi pelo dito Impressor 1730 16. Sahio com o nome de Joaõ Bautista Fulciete.
Brado formidavel ao peccador na sua culpa obstinado, &c. ibi pelo dito Impressor. 1731. 16. Com o nome de Francisco Maria Bonanti.
Instruçaõ espiritual para bem viver, &c. ibi pelo dito Impressor. 1732. 16. Em nome do P. Jozé Soares da Sylva.
Preparaçaõ util, devota, e obsequiosa para solemnizar o dia festivo da esclarecida Virgem Santa Catherina. ibi pelo dito Impressor 1732. 16. Com o nome de Francisco Jozé Ignacio de Vasconcello.
Portugal Illustrado pelo sexo femenino. Noticia historica de muitas Heroinas Portuguezas, que floreceraõ em virtudes, e letras, e armas, &c. Tom. 1. ibi pelo dito Impressor 1734. 8. Com o nome de Diogo Manoel Aires de Azevedo seu irmaõ.
Obras M. S.
Finezas de MARIA SS. Mãy de Deos;e Senhora nossa obradas a favores dos Portuguezes seus devotos. Tom. 1.
Culto Mariano no Reino de Portugal. Desta obra faz mençaõ a pag. 28. Do Portugal Illustrado.
Vida de N. Senhora 8.
Breve Rhethorices compendium. 8.
Trombeta horrorosa aos ouvidos do peccador adormecido.
Motivos para louvar o Santissimo Sacramento.
Vida de Fr. Alipio de S. Jozè.
Novena da Presentaçaõ de Nossa Senhora.
Acçoens illustres, e valerosas dos Portuguezes primitivos. 8.
Miscelanea curiosa de muita, e varia erudiçaõ.
Critica rigurosa, mas bem merecida á Naçaõ Franceza. 8.
Italia Defendida. 8.
Cathalogo dos Infantes de Portugal. 8.
Cathalogo dos Vice-Reys da India. Comprehende huma noticia de todos os que governaraõ aquelle Estado; seus nomes, patria, origem, prosapia, acçoens notaveis que fizeraõ em seu tempo, por quem foraõ eleitos, annos que governaraõ, e que viveraõ, anno da sua morte, e lugar da sepultura. Tom. 4. O 2. Tom. Ficou imperfeito.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]