P. MANOEL DA VEIGA, natural de Villa-Viçosa, e filho de Manoel Antonio, e Maria Dias. Na idade juvenil de 16 para 17 annos recebeo a roupeta da Companhia, em o Noviciado de Coimbra em o 1 de Janeiro de 1583, onde se dedicou a lucrar almas para Christo nas continuas Missoens, que com incansavel zelo fazia por todo o Reino. Nunca quiz mandar, sendo o seu mayor disvelo obedecer. Dispendeo largamente em obras uteis para os moradores da Casa Professa de Lisboa, onde piamente falleceo a 15 de Janeiro de 1647, quando contava 80 annos de idade e 64 de Companhia. Delle se lembraõ com louvor Nicol. Anton. Bib. Hisp. Tom. 1. p. 214. col. 2. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. E. n. 85. Bib. Societ. p. 194. col. 2. Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 1. pag. 263. col. 2. No Comment. de 26. de Jan. letr. 1. Antonio de Leaõ Bib. Orient. Tit. 12. e o seu addicionador. Tit. 3. col. 76. e Tit. 12. col. 400. Telles Chronic. da Comp. de Jesu da Prov. de Portug. Part. 2. liv. 4. cap. 54. n. 6. e 7. Franco Imag. da Virtud. Do Nov. de Coimb. Tom. 2. pag . 624. col. 2. e no Ann. Glorios. S. J. pag. 26. e Annal. 5. J. in Lusit. p. 292. n. 12. Compoz

Tratado da vida, virtudes, e doutrina admiravel de Simaõ Gomes Portuguez vulgarmente chamado o Çapateiro Santo. Lisboa por Matheos Pinheiro 1625. 8. & ibi por Pedro Ferreira 1723. 8.

Relaçaõ geral do Estado da Christandade da Etiopia, reduçaõ dos scismaticos; entrada, e recebimento do Patriarcha D. Affonso Mendes; obediencia dada pelo Emperador Sultaõ Segued com toda a sua Corte á Igreja Romana, e do que de novo succedeo no descobrimento do Thibet a que chamaõ Graõ Catayo. Lisboa por Matheos Pinheiro 1628. 4. Traduzida em Castelhano se conserva M. S. no Collegio de S. Paulo de Granada.

Vida do Padre Francisco Soares. M. S.

Conserva-se na Livraria do Excellentissimo Duque de Lafoens, que foy do Emminentissimo Cardeal Sousa.

Relaçaõ da morte do P. Ignacio Martins com testemunhos que delle, e de suas cousas se deraõ. M. S. Está em o Collegio de Coimbra, como testifica o P. Telles no lugar assima allegado. n. 7.

Vida do Irmaõ Belchior de Siqueira Coajutor Temporal da Companhia. Desta obra o faz Author o Licenciado Jorge Cardoso no lugar assima allegado.

Vida do V. P. Vasco Pires da Companhia de Jesus seu Mestre em o Noviciado. Della faz mençaõ o P. Franco na Imag. da Virt. do Colleg. de Coimb. Tom. 1. liv. 3. cap. 26. n. 16. dizendo que se conserva no cubiculo do Mestre dos Noviços de Evora. Desta obra faz mençaõ o addicionador da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ Tom. 2. Tit. 23. col. 832.

Memorial da Casa de S. Roque. Nelle comprehende tudo quanto pertence a esta Casa, e se guarda no cubiculo do P. Ministro da mesma Casa, como escreve o Padre Franco Imag. da Virt. do Nov. de Coimb. Tom. 2. p. 624. col. 2. e Tom. 1. liv. 1. cap. 18. n. 21.

Discursos Concionatorios. 12. Tom. 4. escritos perfeitamente pela sua maõ.

Relogio da Vida Christã. M. S.

Historias Sagradas. M. S.

Historias Profanas. M. S.

Todas estas obras se conservaõ na Livraria da Casa Professa de S. Roque de Lisboa.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]