Fr. MANOEL DE S. THOMAZ, filho de Joaõ Antunes Rico, e Maria de Almeida, naceo no lugar de Miranda termo de Porto de Moz do Bispado de Leiria a 29 de Novembro de 1705. Estudou os rudimentos Grammaticaes na Residencia de S. Sylvestre que tem os Padres Jesuitas em o lugar de Pernes, e ouvio Filosofia no Collegio de Santarem dictada pelo P. Thomé de Sá da Companhia de Jesus. No primeiro anno em que deu claros argumentos da sua perspicaz capacidade recebeo o habito da illustre Ordem da Santissima Trindade no Convento de Santarem a 22 de Março de 1725, onde professando a 23 do dito mez do anno seguinte, foy discipulo na Filosofia do P. Doutor Fr. Jozé dos Santos, com quem defendeo tres Conclusoens publicas. O progresso que fez nesta Faculdade foy mayor em a Theologia, que aprendeo no Collegio de Coimbra sustentando as principaes materias desta sublime sciencia com admiraçaõ dos mayores Letrados. De discipulo passsou a Mestre sendo eleito Lente de Artes no Convento de Lisboa no anno de 1735, e de Theologia em 1738, onde o seu talento, ou presidindo, ou argumentando he venerado por subtil, e profundo. Dos Sermoens que tem prégado se fizeraõ publicos os seguintes.
Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Joaõ Francisco Regis no primeiro dia do seu Triduo, com que o religiosissimo Collegio da Companhia de Jesus da Villa de Santarem o aplaudio em 9 de Fevereiro de 1738. Lisboa, na Officina da Musica, e da Religiaõ de Malta. 1739. 4.
Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Camillo de Lellis prégado no 5 dia do solemne Oitavario, que se lhe consagrou no Hospital Real de todos os Santos de Lisboa a 22 de Junho de 1747. Lisboa por Francisco da Sylva 1747. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]