Fr. MANOEL DE S. THOMAZ, naceo em Lisboa a 11 de Abril de 1696, sendo filho de Jozé Custodio, e Vicencia Francisca. Depois de estudar Gramatica no Collegio patrio dos Padres Jesuitas recebeo o habito de Agostinho Descalso no Convento do Monte Olivete, situado fóra dos muros de Lisboa, a 15 de Mayo de 1706, e professou a 16 do dito mez do anno seguinte. Ouvio Filosofia no Convento de Santarem, e Theologia em o de N. Senhora da Boa-Hora de Lisboa, cujas faculdades dictiou no Convento de N. Senhora das Merces de Evora, até que jubilou na sagrada Theologia. O talento que teve para as Cadeiras naõ foy desigual ao que praticou nos pulpitos. Falleceo no Convento de Setubal a 13 de Novembro de 1744, quando contava 51 annos de idade. Compoz

Sermaõ de Santo Stanislao Koscka, prégado no 4 dia do solemne Outavario, que á sua Canonizaçaõ, e de S. Luiz Gonzaga, consagraraõ os Religiosos da Companhia de Jesus, no Collegio da Universdade de Evora. Evora na Officina da Universidade. 1730. 4.

Philosophia selecta authoritatibus magni Parentis Augustini roborata. Desta obra dous tomos ja estavaõ completos, e o 1. com as licenças para se imprimir.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]