Sor MARIA FRANCISCA IZABEL chamada no seculo D. Joanna Dorothea de Mello, naceo em Lisboa, onde teve por Pays ao Coronel Miguel de Plessis, Fidalgo Francez, e D. Catherina Francisca de Sempé Mello, filha de Joaõ Sempé Consul da Naçaõ Franceza nesta Corte. Deixando o seculo na idade mais florente se consagrou a Deos no religiosissimo Convento do Santo Crucifixo de Capuchas da primeira regra de S. Clara a 2 de Junho de 1674, tomando em obsequio da real Padroeira do Convento, o nome de Soror Maria Francisca Izabel, onde observou exactamente o rigor do instituto, ocupando os lugares de Mestra, Rodeira, e Prelada por espaço de muitos annos. Falleceo piamente a 17 de Março de 1736. Traduzio da lingoa Franceza do Illustrissimo Carlos Augusto de Sales Bispo, e Principe de Genebra em a Portugueza.

Vida da V. Madre Maria Amada de Blonay Religiosa da Visitaçaõ de S. Maria, Terceira Superiora do primeiro Mosteiro da mesma Ordem. Lisboa, por Miguel Manescal 1698. 4.

Vida da Madre Sor Maria de S. Jozé. Conserva se M. S. e he escrita em bom estylo, como diz meu Irmaõ D. Jozé Barbosa Hist. da Fundaç. do Real Conv. do S. Crucifixo. p. 384.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]