MARTIM AFFONSO DE MIRANDA, natural de Lisboa, Alferes de huma Companhia da guarniçaõ da Corte, criado da Serenissima Casa de Bragança igualmente nobre por nascimento, como perito em todo o genero de erudiçaõ sagrada, e profana, como testemunhaõ as obras seguintes

Discursos historicos de la Vida, y muerte de D. Antonio de Zuniga Comendador de Ribera del Consejo de Guerra de S. Magestad y su Capitan General del Reino de Portugal. Lisboa, por Antonio Alvares 1618. 4.

Triunfos da salutifera Cruz de Christo. Lisboa, por Pedro Crasbeeck. 1620. 4. Consta de dous livros: 1. da antiguidade, inventores, e tormento da Cruz. 2. das glorias de Christo. Dedicado a D. Miguel de Noronha Conde de Linhares.

Tempo de agora. Consta de 3. Dialogos:1. da verdade, e da mentira: 2. Do trabalho, e males da ociosidade: 3. da temperança, e males da largueza. Part. 1. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1622. 8.

Tempo de agora Part. 2. Consta de 3. Dialogos: da verdadeira, e falsa amizade. 2. da justiça, e injustiça. 3. Doutrina para Principes. ibi pelo dito Impressor 1624. 8. Promete no Prologo 3. e 4. Parte.

Declaraçaõ do Padre nosso com suas meditaçoens. ibi pelo dito Impressor 1624. 16.

Roteiro, para com facilidade o Mestre de Campo, Sargento mór, e Ajudante de hum Terço acertarem com o tocante a seus Officios, e para se formarem os quatro Esquadroens, que mais andaõ em pratica com huma raiz quadra de cabeça de 100. até 10000. e seus numeratos. Escrito no anno de 1641. 8. Conserva-se na Bibliotheca Real.

Panegyrico exemplar da Vida, e morte do preclaro Heróe D. Manoel da Cunha, Comendador da Ordem de Christo, Senhor de Taboa, e Chefe dos Cunhas. Escrito em 1636. 4. Dedicado a D. Rodrigo da Cunha. Conservava-se na Bibliotheca do Cardeal de Sousa. Fazem delle memoria Nic. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 72. col. 2. que com erro palmar o faz Religioso Trino. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. M. n. 10. Franckenau Bib. Hisp. Heral. Geneal. p. 305. e Fr. Bernard. á D. Ant. Epitom. Redempt. liv. 1. cap. 12.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]