MARÇAL DO AVELLAR DA COSTA, natural da Cidade de Béja da Provincia Transtagana. Foraõ seus Pays o Capitaõ Filippe da Costa Ribeiro Cavalleiro Fidalgo da Casa delRey, cujo foro goza seu filho, e Dona Anna Cerqueira do Avellar taõ nobres por ascendencia, como ricos pelas fazendas que possuhiaõ. Foy muito versado na liçaõ da Historia profana deixando para eterno padraõ de agradecimento a patria, que lhe dera o berço

Historia da Cidade de Béja. Expoem nella a Fundaçaõ antiguidade, e varios sucessos desta Cidade, com huma breve noticia das acçoens dos Principes que a dominaraõ. Offerecida ao Serenissimo Senhor Infante D. Pedro Duque, e Senhor de Béja, Villa-Real e Caminha, Senhor das Villas de Serpa, e Moura, escrita no anno de 1660. fol. M. S. Conserva huma copia o eruditissimo Jozé Freire Montarroyo Mascarenhas.

Varias Noticias historicas. fol. M. S. Esta obra se conserva em poder de Joaõ de Aboim Peçanha.

Falleceo em a patria em 31 de Dezembro de 1677. Jaz sepultado no Convento de S. Francisco. Deixou por morte de sua mulher a sua Terça ao Collegio da Companhia de Jesus de Béja. Delle fazem memoria o P. Sousa Apparat. á Histor. Gen. da Cas. Real Portug. pag. 91. §. 84. e no Tom. 5. da mesma Histor. pag. 56.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]