D. MARCOS DA CRUZ, natural do lugar de Matozinhos suburbio da Cidade do Porto. Recebeo o habito de Conego Regrante de Santo Agostinho no Convento de S. Salvador de Moreira a 3 de Novembro de 1590, onde depois de estudar as sciencias severas se aplicou a examinar as Antiguidades, e privilegios da sua Canonica Congregaçaõ, de cujo estudo colheo copioso fruto escrevendo com summa indagaçaõ.
Cathalogo dos Priores do Mosteiro de S. Vicente. Parte 1. Dedicado ao M. R. P. D. Miguel de S. Agostinho Prior do mesmo Convento em o anno de 1626. Começa. Havendo de tratar da primeira Fundaçaõ do insigne Mosteiro de S.
Vicente Camara dos Reys de Portugal, etc.
Parte 2. Principia pela Reforma feita em tempo delRey D. Joaõ III. Estes dous volumes escritos em papel de marca grande se conservaõ no Cartorio do Convento de S. Vicente de Fóra, onde os vimos a 26 de Setembro de 1740.
Memorias da Congregaçaõ de S. Cruz de Coimbra. M. S. Saõ allegadas por Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 2. p. 761. col. I. no Coment. de 29 de Abril. letr. D.
Falleceo a vinte e oito de Setembro de 1628. Delle se lembraõ Cardoso no lugar assima citado, e no Tom. 3. p. 158. col. 2. onde lhe chama Antiquario famoso. D. Nicol. de Santa Maria Chron. dos Coneg. Reg. liv. 6. cap. 3. n. 7. e liv. 12. cap. 17. n. 13. Fr. Anton. da Purif. Chron. de Santo Agostinho da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 3. Tit. 7. §. 4. p. 368. col. 2. e Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 68. col. 1.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]