MATHEOS PEIXOTO BARRETO. Naceo no lugar de Pontevel termo da Villa de Santarem a 22 de Fevereiro de 1580, sendo filho de Ambrosio Pires Barreto, e Izabel Nunes Peixota. Na Universidade de Coimbra se aplicou ao estudo dos sagrados Canones em que recebeo o grao de Licenciado. Obteve um Canonicato na Cathedral de Lisboa, em cuja Relaçaõ Ecclesiastica, foy Desembargador, e Chanceller. Sendo Deputado da Inquisiçaõ de Coimbra, de que tomou posse a 26 de Outubro de 1617, foy transferido para a de Lisboa a 22 de Fevereiro de 1619. Fundou na sua patria nas casas em que nacera, o Recolhimento de Porta-Celi, dedicado a Saõ Damaso para Donzellas, e Viuvas honestas, escrevendo-lhe os seus Estatutos. Foy muito discreto na conversaçaõ, insigne Genealogico, e grande investigador de antiguidades historicas. Falleceo em Lisboa a 14 de Janeiro de 1641, com 61 annos de idade. Jaz sepultado, como ordenou na Capella mór do Recolhimento que fundara, em monumento levantado á parte do Evangelho. Instituhio hum morgado com obrigaçaõ de usar o administrador do apelido de Peixoto, sendo o primeiro seu irmaõ, Manoel Nunes Peixoto, e a cabeça do morgado o Recolhimento de S. Damaso, que fundara. Compoz

Chronologia da Sé de Lisboa. fol. M. S. Conserva-se na Livraria do Excellentissimo Duque de Lafoens.

Das Dignidades, que houve na Sé de Lisboa. Desta obra faz memoria Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. p. 730. col. 2. no Comment. de 19 de Junho letr. E.

Nobreza Lusitana, ou Colleçaõ de Titulos de muitas familias do Reino. Desta obra conserva o Tom. 8, e 10 o eruditissimo Jozé Freire Monterroyo Mascarenhas.

Memorias Genealogicas da Familia dos Peixotos. fol. 2. Tom. M. S.

Colleçaõ dos Brazoens, que estaõ registados na Torre do Tombo. fol. M. S. Ambas estas obras conserva Jozé Freire Monterroyo Mascarenhas.

Officio da Festa, Oitavario, e tresladaçaõ de Santo Antonio, que reza a Igreja de Lisboa. Faz delle breve memoria o P. D. Antonio Caetano de Sousa Apparat. á Hist. Gen. da Cas. Real Portug. p. 81. §. 66.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]