Fr. MATHEOS DA ENCARNAÇAM PINA, naceo em a Cidade de S. Sebastiaõ do Rio de Janeiro a 23 de Agosto de 1687. Recebeo a monachal cogula do Principe dos Patriarchas S. Bento no Mosteiro patrio de Santa Maria de Monsarrate a 3 de Março de 1703, onde pela Viveza do engenho, e perspicacia do juizo ensinou com aplauso as sciencias escolasticas aos seus domesticos. Administrou com prudencia, e affabilidade a Abbadia do Convento do Rio de Janeiro, como tambem o lugar de Provincial do Brasil. Do seu veneravel instituto he exactissimo cultor descubrindo-se nas suas palavras, e acçoens a modestia, e gravidade monastica. O seu talento he venerado no pulpito, e na Cadeira podendo controverterse para gloria da sua pessoa se he mayor Orador Evangelico, ou Theologo Escolastico? De hum, e outro argumento publicou as seguintes obras

Sermaõ do Serafico Patriarcha S. Francisco, prégado na tarde do dia em que se celebra o seu transito na Igreja militante para a triunfante, e os seus religiosos o  tresladaraõ do Convento da Bahia da Igreja velha para a nova do mesmo Convento em 4. de Outubro de 1713. Lisboa, por Miguel Manescal Impressor do Santo Officio, e da Serenissima Casa de Bragança 1715. 4.

Sermaõ nas Exequias do M. R. P. Doutor Jubilado Fr. Jozé da Natividade Monge de S. Bento da Provincia do Brasil, Lente que foy de Filosofa, e Theologia no seu Collegio do Rio de Janeiro, etc. prégado em 10 de Abril de 1714. Lisboa, pelo dito Impressor 1719. 4.

Sermaõ do grande Profeta, e mais que grande Patriarcha Santo Elias no seu Convento do Carmo do Rio de Janeiro, anno de 1719. Lisboa por Mathias Pereira da Sylva, e Joaõ Antunes Pedroso. 1721. 4.

Sermaõ em as Exequias do Illustrissimo e Reverendissimo Senhor D. Francisco de S. Jeronymo, depois de Geral duas vezes da sagrada Congregaçaõ do Evangelista, dignissimo Bispo do Rio de Janeiro, do Conselho de S. Magestade em a Cathedral da mesma Cidade aos 13 de Março de 1721. Lisboa por Joaõ Antunes Pedroso, e Francisco Xavier de Andrade 1722. 4.

Defensio purissimae, et integerrimae doctrinae Sanctae Matris Ecclesiae per Santissimum Dominum nostrum Dominum Clementem, Deo providente, Papam XI. divinitùs inspiratae in Constitutione Unigenitus adversus errores Paschasii Quesnel ab eodem Santissimo Domino damnatos in cujus Constitutionis defensionem propositiones Quesnel in proprio sensu ab Auctore intento explicantur: earundem propositionum errores deteguntur, eorumque fundamenta refelluntur, et catholica doctrina supremi Oraculi Ecclesiae Militantis in terris propugnatur. Ulysipone ex Officina Musicae 1729. fol.

Viridario Evangelico, em que as flores das virtudes se illustraõ com discursos moraes, e os frutos da Santidade se exornaõ com Panegyricos, em varios Sermoens. Parte Primeira. Lisboa na Officina da Musica 1730. 4.

Parte segunda. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Serenissima Rainha N. S. 1735. 4.

Parte terceira. ibi por Francisco da Sylva 1747. 4.

Sermaõ nas Exequias delRey Fidelissimo D. Joaõ V. que o Senado da Camera da Cidade do Rio de Janeiro, fez celebrar na Sé da mesma Cidade, em 12 de Fevereiro de 1751. Lisboa por Ignacio Rodrigues. 1751. 4.

Theologia Scholastica, et Dogmatica. 6. Tom. fol. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]