P. MIGUEL DIAS, natural de Lisboa, onde teve por Pays a Jeronymo Dias, e Antonia Barrosa. Quando contava a tenra idade de 14 annos recebeo a roupeta da Companhia de Jesus em o 1 de Novembro de 1650, onde foy exacto observador do seu instituto, merecendo pela candura de animo, e capacidade de talento exercitar o magisterio dos Noviços em os Collegios de Evora, e Coimbra, e ser Reitor do Collegio de Portalegre, a cuja Igreja deu principio. Sendo mandado pelos Superiores a Roma votar no Capitulo Geral em que sahio eleito Geral o Reverendissimo Miguel Angelo Tamburino assistio por algum tempo com o lugar de Penitenciario em S. Pedro, onde voltando foy Mestre dos Noviços em Lisboa, Provincial, e Preposito da Casa professa de S. Roque. A Serenissima Rainha de Portugal D. Maria Sofia Isabel de Neoburg o elegeo por seu Confessor, cujo honorifico lugar aceitou com repugnancia, e administrou com humildade. Foy Padrinho do Principe D. Joaõ, quando se lhe conferio o Sacrameto da Confirmaçaõ, o qual no anno de 1706 subio ao trono. Cheyo de virtudes, e de annos que chegavaõ a 88 passou da vida caduca á eterna em o Noviciado de Lisboa a 8 de Abril de 1724. Delle se lembraõ com elogios o P. Franco Imag. da Virtud. do Nov. de Lisb. p. 975. Fonseca Evor. Glorios. p. 436. e o P. D. Anton. Caetano de Sousa Hist. Gen. da Cas. Real Portug. Tom. 7. p. 714. Compoz
Sermaõ nas Exequias delRey N. S. D. Pedro II. na Igreja de S. Antonio dos Portuguezes em Roma no anno de 1707. Roma por Antonio da Rosa 1707. 4. e em Lisboa com o nome do dito Impressor, e no mesmo anno.
Ultimo instante entre a vida, e a morte considerado á luz dos desenganos, que o pecador moribundo conceberá fazendo reflexaõ sobre a sua vida passada, sobre o seu estado presente, e sobre sua sorte futura. Lisboa, por Antonio Pedroso Galraõ 1716. 12. & ibi 1720. 12. & ibi por Antonio Isidoro da Fonseca 1740. 12. E Coimbra no Collegio das Artes 1720. 8.
Aparelho Eucharistico, ou Methodo de preparar a alma para a sagrada Comunhaõ. Lisboa, por Pascoal da Sylva, Impressor delRey 1717. 8. & ibi por Miguel Manescal da Costa 1743. 8.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]