Fr. MIGUEL DO CANTO, natural da Cidade de Angra Capital da Ilha Terceira, filho de Luiz do Canto da Costa moço Fidalgo, e de sua mulher Antonia de Mello da Sylva de igual nobreza á de seu Consorte. Deixando a amavel companhia de seus Pays, e tambem a patria passou a Lisboa, e no Real Convento de N. Senhora da Graça recebeo o habito de Erimita de S. Agostinho, professando solemnemente a sinco de Novembro de 1701. Dictou as Sciencias escolasticas aos seus domesticos até jubilar na Sagrada Theologia, e obter o grao de Mestre em a Ordem. Depois de ser Prior do Convento de Ponte Delgada eleito no Capitulo celebrado a 20 de Junho de 1712, Secretario da Provincia a 14 de Abril de 1731 subio ao lugar de Provincial no anno de 1737, em que mostrou a prudencia de que era ornado. Com o affectado nome de Diogo Calmet Onufri publicou
Vexame Theologico-Moral da escandalosa praxe que no Santo Sacramento da Penitencia usaraõ alguns Confessores de preguntarem aos penitentes os nomes, e habitaçaõ dos seus complices. Vindicia dos Editaes do Emminentissimo e Reverendissimo Senhor Cardeal da Cunha, Inquisidor Geral em que prohibio a dita escandalosa praxe. Critica das Pastoraes dos Excellentissimos e Reverendissimos Senhores Arcebispos de Evora, e do Algarve, porque mandaraõ se naõ denunciasse a mesma praxe ao Santo Officio. Madrid por la Viuda de Francisco del Hierro. 1746. 4.
Tratado sobre a isençaõ dos Mantellatos da Ordem Augustiniana. M. S.
Tratado sobre o culto do Ven. S. Gonçalo do Lago, Erimita de S. Agostinho. M. S.
Notas aos tres Breves de Benedicto XIV. acerca dos Sigillistas. M. S.
Tratado Juridico, em que se prova a nullidade de certo Capitulo intermedio da Ordem dos Erimitas de Santo Agostinho do anno de 1745. M. S.
Tratado sobre a legalidade das Jubilaçoens de alguns Lentes, que se pertenderaõ cassar. M. S.
Reposta á reposta, que deu hum critico a este Tratado. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]