NUNO BARRETO FUSEIRO, natural da Cidade do Porto, e filho de Joaõ Nunes Barreto Senhor dos Coutos de Freiriz, e Penagate, e D. Anna de Sande Fuseiro herdeira do Morgado dos Fuzeiros. Desde os primeiros annos até os últimos cultivou as Sciencias amenas, e severas cõ tanta aplicaçaõ que chegou a praticar com felicidade os preceitos da Poetica, e Historia. Foy casado com D. Maria Pimenta da Sylva, herdeira de D. Diogo Pimenta da qual, como naõ tivesse filhos dedicou com piedosa profusaõ tudo quanto possuia á fundaçaõ do Convento das Religiosas da Ordem da Immaculada Conceiçaõ do lugar de Carnide, distante huma legoa de Lisboa, onde piamente falleceo a 26 de Dezembro de 1702. Jaz sepultado no mesmo Convento para o qual se recolheo sua Consorte. Compoz

Vida de S. Joaõ Evangelista. Lisboa por Joaõ Galraõ 1682. 4. Poema que consta de 12 Cantos em 8. rima.

Vida de S. Tereza de JESUS Gloriosa Virgem, e Madre, Fundadora, e Reformadora de Carmelitas Descalças, e Descalços. Lisboa por Francisco Villela 1691. fol. He escrita em Proza.

Pratica entre Heraclyto, e Democrito. Roma por Joaõ Komarek 1693. 8.

Vida da Madre Leocadia da Conceiçaõ religiosa Franciscana no Convento de Monchique. Dedicada a ElRey D. Pedro. 4. M. S. Desta obra escrita no anno de 1687, se lembraõ Antonio Carvalho da Costa Corog. Portug. Tom. 1. Trat. 6. cap. 1. p. 363. e Fr. Fernando da Soled. Histor. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 4. liv. 3. cap. 25. onde treslada algumas paginas della.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]