NICOLAO FERNANDES COLLARES, natural de Lisboa, e filho de Pedro Collares de Carvalho, e Antonia Quaresma Nunes. Na idade de 15 annos abraçou o instituto de Jesuita em o Noviciado da sua patria a 24 de Março de 1677, donde estando já instruido nos preceitos da Rhetorica, e investigaçoens da Filosofia sahio, e ordenado de Presbytero foy Prior da Parochial Igreja de S. Christovaõ de Lisboa. Da erudiçaõ sagrada, e profana teve profunda noticia, como tambem da Theologia Escolastica, Moral, e Ascetica. Observou com felicidade os preceitos da Oratoria Ecclesiastica conciliando o aplauso de graves auditorios todas as vezes que subia ao pulpito. Falleceo piamente em Lisboa com eterna saudade das suas ovelhas a 6 de Dezembro de 1723, quando contava 61 annos de idade. Jaz sepultado no adro da Igreja, de que foy digno Pastor. Compoz

Desempenho dos Prégadores nas Censuras de seus ouvintes em hum Sermaõ da Sexagessima prégado na Igreja da Misericordia de Lisboa aos 10 de Fevereiro de 1697. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ. 1700. 4.

Ameaços do Ceo na grande falta de agoa que todo o Reino padeceo no anno de 1694, ponderados em hum Sermaõ prégado a 4 de Mayo na Igreja de N. S. da Saude. Lisboa por Filippe de Sousa Villela 1703. 4.

A Fenix do Carmelo S. Tereza de Jesus. Sermaõ prégado no Convento de N. S. da Conceiçaõ de Marvilla de Religiosas de S. Brigida a 21 de Outubro de 1707. Lisboa, por Valentim da Costa Deslandes 1704. 4.

O Mestre da Solfa da Capella do Ceo o Espirito Santo. Sermaõ prégado no Convento de Marvilla em 1706. 4.

O mais justo letigio na melhor causa. Sermaõ da Gloriosa ascençaõ de Christo S. N. prégado em o Convento das Religiosas de Vialonga no anno de 1700. 4.

A Geometria do Amor. Sermaõ do Mandato, prégado na Igreja Parochial de Santa Justa.

O Desempenho coroado. Sermaõ na profissaõ de Soror Ignez da Madre de Deos religiosa em o Convento de Marvilla em 9 de Fevereiro de 1704. 4.

O Remedio mais eficaz, da Republica mais enferma convem a saber a presença do seu Principe. Sermaõ do Paralitico, prégado na Misericordia de Lisboa no anno de 1703.

Estes 5 ultimos Sermoens sahiraõ impressos sem lugar, nem anno da ediçaõ mas certamente se imprimiraõ em Lisboa na Officina de Antonio Pedroso Galraõ 1707. 4.

Defensa Apologetica pelo Direito Canonico em favor do Estado Ecclesiastico principalmente Clerical no Sermaõ da 4. feira das Tradiçoens, prégado na Sé de Lisboa em 1696. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ. 1708. 8.

Descripçaõ do Tormentoso Cabo da enganosa esperança á hora da morte exposta em huma nova carta de marear, que ensina como se póde atravessar com menos risco aquelle tempestuoso Promontorio por meyo da penitencia, e reforma da vida. Part. 1. Lisboa por Miguel Manescal Impressor do S. Officio, e da Serenissima Casa de Bragança. 1718. 4. Part. 2. ibi por Filippe de Sousa Villela 1720. 4.

Reposta apologetica ao Manifesto que publicaraõ os Padres da Congregaçaõ do Oratorio contra todos os Parochos deste Patriarchado na preferencia, que intentaõ levarlhes nas Procissoens. fol. 1722. Sem lugar, nem nome do Impressor.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]