Fr. NUNO DA CONCEIÇAM. Naceo na Villa de Torres-Vedras do Patriarcado de Lisboa, e recebeo a primeira graça a 20 de Fevereiro de 1590. Foraõ seus Progenitores Bernardino Freire, e Maria da Cunha. Na idade da adolescencia professou o instituto da Ordem Terceira da Penitencia a 9 de Dezembro de 1607. Por varias vezes navegou com o lugar de Capellaõ em as naos da Armada desta Coroa, e sucedendo partir para á India Oriental a 3 de Abril de 1626 em a Nao Nossa Senhora do Bom Despacho, de que era Capitaõ mór Francisco de Mello de Castro experimentou alguns infortunios principalmente, quando voltou de Goa a 4 de Março de 1630 até entrar em Lisboa a 4 de Julho do anno seguinte o que tudo escreveo, como testemunha ocular, e publicou na seguinte obra

Relaçaõ da Viagem, e sucesso que teve a Nao Capitania N. Senhora do Bom Despacho, de que era Capitaõ Francisco de Mello, vindo da India no anno de 1630. Lisboa por Pedro Crasbeeck. 1631. 4.

Da obra, e do Author fazem memoria Nic. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 123. col. 2. E o addicion. de Anton. de Leaõ Bib. Orient. Tom. I. Trat. 13. col. 439.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]