D. NUNO ALVARES PEREIRA DE MELLO. Naceo em Lisboa no anno de 1668, sendo filho natural de D. Nuno Alvares Pereira de Mello I. Duque do Cadaval, IV. Marquez de Ferreira, e V. Conde de Tentugal do Conselho de Estado dos Serenissimos Monarchas D. Pedro II. e D. Joaõ V. Mestre de Campo General da Corte, e Provincia da Estremadura, Presidente do Desembargo do Paço, e Mordomo mór das Serenissimas Rainhas D. Maria Francisca Isabel de Saboya, D. Maria Sofia Isabel de Neoburg, e D. Mariana de Austria. Quando contava I4 annos de idade acompanhou a seu grande Pay na Armada Real, em que hia eleito Embaixador extraordinario em o anno de 1682 á Corte de Turim para conduzir o Principe de Saboya destinado Esposo da Serenissima Princeza D. Isabel. Estudou Direito Pontificio na Universidade de Coimbra, onde foy Porcionista no Collegio de S. Pedro, donde passou a Collegial. Depois de obter os lugares de Conego da Sé de Evora, Deaõ da Cathedral de Portalegre, Deputado da Inqulsiçaõ de Lisboa, Inquisidor de Coimbra, Deputado da Junta dos tres Estados, Sumilher da Cortina dos Serenissimos Reys D. Pedro II. e D. Joaõ V., Reitor, e Reformador da Universidade de Coimbra, foy assumpto ao Bispado de Lamego, sendo sagrado na Capella Real a 19 de Março de 1710, pelo Capellaõ mór Nuno da Cunha de Ataide. No tempo em que fatalmente se vio invadida Italia pelas formidaveis armas do inimigo cõmum mandou espontaneamente hum grande subsidio a Clemente XI., cuja pia, e generosa açaõ agradeceo com affectuosas expressoens o Summo Pastor por hum Breve passado a 5 de Junho de 1717. Conhecendo ser chegado o termo da sua vida fez testamento em que deixou por herdeiro universal a seu irmaõ o Duque Dom Jaime de Mello. Falleceo em Lamego a 8 de Março de 1733 com 65 annos de idade. Jaz sepultado na Cathedral, e sobre a campa tem escrito o seguinte epitafio.

Aqui jaz D. Nuno Alvares Pereira de Mello filho de D. Nuno Alvares Pereira de Mello Duque do Cadaval, Bispo que foy deste Bispado.

Publicou

Consensus Constitutioni Unigenitus, praestitus &c. Ulyssipone apud Paschalem da Sylva Seren. Reg. Typ. 1719. 4. Começa

Quoniam periculosa, &c.

Fazem mençaõ deste Prelado o Doutor Manoel Pereira da Sylva Leal Cathal. dos Porcionis. do Colleg. de S. Pedro n. 37. e o Padre D. Anton. Caet. de Sousa Hist. Gen. da Cas. Real Portug. Tom. 10. p. 350.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]