PAULO BOTELHO DE MORAES, naceo a 5 de Abril de 1677. em a Villa da Torre do Moncorvo na Provincia Transmontana sendo filho segundo de Francisco Botelho de Vasconcellos Capitaõ mor da Torre de Moncorvo, e de D. Brites de Vasconcellos Sarayva, e irmaõ do insigne Poeta Francisco Botelho de Moraes, e Vasconcellos de quem se fez mençaõ em seu lugar. Na Academia dos Unidos instituida na sua Patria he hum dos seus mais celebres alumnos, ou seja orando ou poetizando. Imitou a seu Pay no estudo Genealogico escrevendo difusamente.
Historia da illustrissima e antiquissima Familia dos Marquezes de Tavora Senhores de Mogadouro dividida em 2. Partes. Na 1. expoem a sua ascendencia derivada do Infante D. Antonio Alboazar Ramires filho delRey D. Ramiro III. sempre por Varonia até o presente Marquea. Na 2. A sua arvore de Costados continuado até nonos Avos por todos os lados. Familia dos Botelhos e Moraes com a ascendencia por todos os lados escrita com grande indagaçaõ em o anno de 1725.
Arvores dos Costados das Pessoas Nobres da Villa da Torre do Moncorvo e seus contornos com noticiosas adiçoens aos quartos Avos. Escrito em 1730. fol. M. S. Está prompta para a Impressaõ. Desta obra, como de seu Author fez mençaõ o Padre D. Antonio Caetano de Sousa Apparat. a Hist. Gen. da Cas. Real Portug. p. 165. §. 204.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]