NUNO DA CUNHA DA COSTA. Naceo na Praça de Mazagaõ situada na regiaõ Africana em o 1 de Outubro de 1672, sendo filho de Joaõ da Sylva da Cunha Cavalleiro professo da Ordem de Christro, e Fidalgo da Casa Real, e de D. Martha de Azevedo Coutinho de igual nobreza á de seu Consorte. Pelo largo espaço de 42 annos servio com valor, e distinçaõ entre os seus patricios ocupando os postos de Capitaõ de Infantaria, e de Sargento mór. Exercitou com desinteresse os lugares de Thesoureiro da Casa de Ceuta, e Védor da Fazenda de Mazagaõ. Foy Cavalleiro professo na Ordem de Christo, e Fidalgo da Casa Real. Cafou com D. Isabel Domingues Banha, filha do primeiro Almocadem Nuno Alvares Lobato, e de sua mulher Dona Maria da Cunha, de quem teve sete filhos. Falleceo na Cidade de Lagos do Reino do Algarve a 15 de Março de 1748, quando contava 76 annos de idade. Jaz sepultado na Igreja de S. Sebastiaõ da dita Cidade.
Compoz
Advertencias Politicas para Instruçaõ de seus filhos.
Noticia da Praça de Mazagaõ, e de seus Governadores, com algumas advertencias para o uso delles pertencentes ao governo militar, e politico.
Genealogia das Familias nobres de Mazagaõ.
Miscellanea Historica.
Copiador das Cartas escritas a ElRey, quando era Védor da sua Fazenda.
Todas estas obras M. S. conserva em seu poder o P. D. Manoel Caetano de Azevedo Clerigo Regular, o qual em obsequio da sua patria, que he a Praça de Mazagaõ está escrevendo a Historia dos illustres filhos que tem produzido.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]