Fr. PAULO DO TOURO, natural deste lugar situado na Provincia Trasmontana. Recebeo o habito Monachal de S. Bento em o Convento de Tibaens, e professou em Coimbra no anno de 1555. Foy nomeado primeiro Prelado do Convento da Pendorada em 1570, e pelo Capitulo Geral celebrado em 1587 Procurador a Roma para requerer a confirmaçaõ dos Privilegios concedidos pela Sé Apostolica á Congregaçaõ de Portugal, e assistindo na Curia dezoito annos conseguio da Santidade de Xisto V. varias Graças que compilou, e imprimio com o seguinte titulo.

Liber Privilegiorum, Congregationis Sancti Benedicti Regnorum Portugaliae. Romae ex Typographia Titi & Pauli de Dianis 1589. 4. No principio fez hum breve discurso da origem da Religiaõ até a refórma de Portugal ornado de importantes noticias. Alêm deste Discurso como era excellente Poeta Latino, compoz huma Oraçaõ a seu Augusto Patriarca, que consta de quarenta versos heroicos com o titulo.

Oratio ad S. Benedictum pro Congregatione. Oratio S. Benedicti pro Congregatione ad Deum. Consta de 108 versos heroicos.

Responsio Dei Patris ad Benedictum. Consta de 24 versos. Estas Poezias estaõ impressas ao principio do livro dos Privilegios.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]