Fr. PAULO DA TRINDADE. Naceo em a Cidade de Macáo Colonia dos Portuguezes em o Imperio da China. Seus Pays que eraõ de nobreza conhecida o educaraõ com taõ virtuosos documentos, que deixando o seculo abraçou o instituto Serafico no Convento de S. Francisco da Custodia de S. Thomé. Aprendeo as letras sagradas de Fr. Manoel do Monte Olivete que passara de Portugal para plantar os estudos naquella Custodia, e bastou este discipulo para credito do seu magisterio. Naõ sómente penetrou as subtilezas Theologicas, mas as dificuldades de hum e outro Direito, a noticia dos Concilios Geraes, e Provinciaes, e os mysterios mais ocultos da Sagrada Escritura. Com toda esta copia de sciencias se dedicou á conversaõ da Gentilidade baptizando innumeraveis Gentios, e instruindo a muitos na lingua Latina para se alistarem no Estado Ecclesiastico. A todos que recorriaõ ao seu voto em materias gravissimas dava promptas repostas sempre conformes com a recta razaõ. Foy Comissario Geral da Ordem por patente de Fr. Francisco Henriques Vigario Geral, e depois Bispo de Malaga, e como tal presidio ao terceiro Capitulo, que se celebrou no anno de 1634 no Convento da Madre de Deos de Goa, em cuja Cidade foy Deputado do Santo Officio de que tomou posse a 16 de Abril de 1636. Sendo nomeado Inquisidor naõ possuio o lugar impedido pela morte que o privou da vida no Convento de Goa a 25 de Janeiro de 1651, quando contava 80 annos de idade. Fazem delle mençaõ Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. pag. 130. col. 1. Fr. Jacinto de Deos Vergel de Plant. e Flor. cap. 8. art. 2. Fr. Miguel da Purif. Relac. Defens. dos Frad. Menor. n. 16. Fr. Pedro Mont. Cathal. dos Deput. da Inquisiç. de Goa. n. 54. Cardozo Agiol. Lusit. Tom. 3. no Comment. de 20 de Junho letr. L. Fr. Fernand. da Soled. Hist. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 5. liv. 4. cap. 8. n. 953. Fr. Joan. a D. Ant. Bib. Francisc. Tom. 2. pag. 423. col. 2. Compoz

Conquista espiritual do Oriente, em que se dá relaçaõ de algumas cousas mais notaveis, que fizeraõ os Frades Menores da Santa Provincia de S. Thomé da India Oriental em a propagaçaõ, e conservaõ dos infieis em mais de trinte Reinos do Cabo da boa Esperança até as remotissimas Ilhas do Japaõ repartida em tres livros. fol. M. S.

Theologia Moral. fol. M. S. Conserva-se na Provincia de S. Thomé.

Juramento delRey D. Affonso Henriques. Embaixada que ElRey D. Manoel mandou a Roma; inventario do presente, que o Embaxador levava a Sua Santidade, e outras noticias curiosas. M. S. Este livro participou á Academia Real Fr. Affonso da Madre de Deos Guerreiro Academico Supernumerario.

Recopilaçaõ do poder, e authoridade que tem os Confessores Mendicantes assim Prelados, como Subditos por virtude dos seus privilegios para absolver, e dispensar particularmente nas partes da India Oriental, e Occidental. 4. M. S.

Conserva-se na Bibliotheca do Real Convento de S. Francisco da Cidade de Lisboa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]