Fr. PATRICIO DE S. GONÇALO, chamado no seculo Luiz de Magalhaens Coelho, naceo em a notavel Villa de Amarante situada na Provincia de Entre-Douro, e Minho onde teve por Progenitores a Manoel Magalhaens Coelho, e D. Maria Camella Alcaforado ambos das principaes Familias daquella Villa. Estimulado de generosos brios assentou praça de Soldado quando se disputava a sucessaõ de Espanha entre Filipe V. e o Archiduque de Austria, e como desse claros argumentos do seu valor passou a ser Capitaõ de Infantaria, porém dezejando alistar-se em milicia mais nobre deixou a casa de que era herdeiro e pedio o habito de S. Francisco que por ordem do Provincial da Provincia de Portugal Fr. Francisco de S. Boaventura recebeo no Convento de Santo Antonio da Figueira no anno de 1707, naõ sómente mudando o nome, mas querendo professar no estado de Leygo cuja resoluçaõ naõ aprovou o Provincial. Preferio ao estudo das sciencias para o qual tinha sublime engenho, a assistencia dos Enfermos em cujo caritativo ministerio se ocupou alguns annos no Convento de Lisboa. Impellido do sagrado fogo, que lhe ardia no peito em obzequio da Paixaõ do Redemptor vizitou os lugares Santos de Jerusalem fazendo a jornada por Roma donde sahindo chegou áquella Cidade santa a 28. de Junho de 1713, e depois de adorar com summa devoçaõ os lugares santificados pelo divino Verbo discorreo pelo Egypto, e da Cidade de Alexandria voltou a Roma a 23 de Março de 1716, e renunciando o amor da Patria e parentes se fez conventual do Monte de Florença, e depois de edificar Roma, e os seus contornos com a vida apostolica que exercitava, espirou placidamente nos braços do Excellentissimo Bispo do Porto D. Fr. Jozé Maria de Evora Comissario Geral da Familia Serafica Ultramontana. Escreveo.
Itinerario da Terra Santa, e do Egypto dividido em nove jornadas. 4. M. S. Conserva-se no Archivo do Convento de S. Francisco da Cidade de Lisboa.
Do Author faz memoria meu Irmaõ D. Jozé Barboza no Prologo da Vida do B. Pedro Negles Erimita natural de Lisboa devendo-se á deligencia de Fr. Patricio de S. Gonçalo a invençaõ das Reliquias deste V. Erimita.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]