Fr. PANTALIAM DO SACRAMENTO, natural da Cidade do Porto, e filho de Manoel Lopes, e Isabel do Couto. Professou o Instituto da Ordem Serafica no Convento de S. Antonio da Figueira da Provincia de Portugal em o anno de 1653. Admitido ao estudo das Sciencias Escolasticas fez o seu talento taes progressos que dictou Filosofia no Convento de S. Antonio de Ferreirim, e Theologia em o Collegio de S. Boaventura em a Universidade de Coimbra. Foy Definidor no Capitulo Provincial celebrado em o anno de 1682, e Qualificador do Santo Officio. Dos muitos Sermoens que prégou com grande aceitaçaõ dos ouvintes, se fizeraõ publicos os seguintes.

Sermaõ da Tresladaçaõ do Doutor Serafico S. Boaventura na ocasiaõ, em que a insigne como illustre Universidade de Coimbra assiste em corpo de Prestito no Collegio novo do mesmo Santo. Coimbra, por Manoel Dias 1672. 4.

Sermaõ nas sumptuosas festas, que se fizeraõ em o Convento das Religiosas de S. Bento do Porto á tresladaçaõ dos ossos do mesmo Patriarca. ibi pelo dito Impressor 1674. 4.

Sermaõ do grande Patriarca S. Francisco, prégado no seu Real Convento da Cidade de Lisboa em o dia da sua solemnidade de 4 de Outubro de 1678. ibi pelo dito Impressor 1680. 4.

Sermaõ da Rainha Santa, prégado no Real Convento de Santa Clara de Coimbra no anno de 1679. ibi pelo dito Impressor 1679. 4.

Sermaõ da Penitencia. ibi pelo dito Impressor 1680. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]