V. PEDRO CORREA, descendente de Familia nobre, o qual deixando Portugal, que lhe dera o berço passou ao Brasil no principio que se tinha descuberto a Capitania de Saõ Vicente, onde estimulado do apetite de juntar cabedal cativava muitos Indios por mar, e terra com o pretesto de os reduzir ao conhecimento do verdadeiro Deos. Ouvindo as evangelicas vozes do P. Leonardo Nunes Jesuita, com que increpava aquelle genero de vida se resolveo abraçar o seu instituto vestindo a roupeta no anno de 1549, donde se seguio mudar o cativeiro, que fazia nos corpos dos Indios pela liberdade das suas almas do poder do demonio, em cuja empreza tolerou por espaço de sinco annos fomes, sedes, frios, calores, perigos por mar, e terra atravessando intrepidamente as habitaçoens dos Tupis, e Carijós, e reduzindo com a efficacia da sua eloquencia a ferocidade daquelles Povos, que mais pareciaõ brutos, do que homens. Envejoso o inimigo commum das innumeraveis almas, que por beneficio do seu zelo conduzia ao gremio da Igreja Catholica concitou aos Indios para que o privassem da vida, e assim o executaraõ, com o pretexto de que era espia dos seus inimigos. Chegando a huma campina com seu companheiro Joaõ de Sousa, se viraõ improvisamente cercados de huma grande multidaõ de barbaros, que com vozes descompostas atroavaõ os ares, e despedindo hum diluvio de settas contra as duas innocentes victimas cahiraõ mortos voando os seus espiritos a coroarse no Impirio em Dezembro de 1554. Foy excessivamente lamentada a morte deste V. Varaõ em Piratininga, onde tinha muitos discipulos da sua doutrina, do qual fazern mernoria Orland. Hist. Societ. lib. 14. n. 134. e 135. Maf. rer. Ind. Hist. lib. 16. Jarrico Thesaur. rer. Ind. lib. 1. cap. 24. Ribad. Vid. de S. Ignac. liv. 4. cap. 12. Telles Chron. da Comp. da Prov. de Portug. Part. 2. liv. 5. cap. 52. n. 13. Vasconc. Chron. do Brasil liv. 1. n. 70. 171. 174. 175. 176. 179. 181. Tanner Societ. Jesu usque ad sang. & vit. prof. militans. p. 438. Guerreiro Coroa de Sold. Part. 3. cap. 2. Gusman Hist. de las Missiones. lib. 3. cap. 44. Roman Hist. de la Ind. Orient. liv. 4. cap. 15. Compoz

Summa da Doutrina Christãa vertida em lingoa Brasilica. Desta obra faz mençaõ Vasconc. Chron. da Prov. do Brasil. liv. 1. n. 70.

Carta escrita aos Irmãos de Portugal no anno de 1551.

Carta escrita aos Irmãos que assistiaõ em Africa o anno de 1551, onde trata dos costumes dos barbaros do Brasil

Carta escrita da Capitania de S. Vicente ao P. Belchior Nunes a 8 de Junho de 1554 por ordem do Superior, em que relata o fruto das suas Missoens. O Original se conserva no archivo da Casa professa de S. Roque de Lisboa.

Todas estas Cartas sahiraõ vertidas em Italiano com outras. Venetia por Michaele Tramezino 1659. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]