PEDRO DE ALMEIDA, alumno da Companhia de Jesus, e zeloso operario da Vinha do Senhor nas Regioens Orientaes. Acompanhou em o anno de 1556 ao Governador Francisco Barreto na expediçaõ contra Nacermaluco, que foy derrotado pelo valor sempre invencivel dos Portuguezes, e advertindo o Apostolico Varaõ que por negligencia dos nossos Soldados ficava intacta a Mesquita, elegeo alguns mais amãtes da honra de Deos, que do proprio interesse com que a reduzio a cinzas. Tanto era o zelo da propagaçaõ da Fé, que ardia no seu peito, que ouvindo que se permitiaõ com mayor politica, que christandade as Cerimonias Gentilicas em Salcete lhe anticipou a morte esta noticia em, Baçaim no anno de 1579. Delle fazem honorifica mençaõ o P. Francisco de Sousa Orient. Conq. Part. 1. Conq. 1. Divis. 2. §. 30. e Part. 2. Conq. 1. Divis. 2. §. 41. Faria Asia Portug. Tom. 2. Part. 4. cap. 20. n. 9. Hist. Societ. lib. 7. n. 304. Escreveo
Carta escrita de Goa a 26 de Dezembro de 1559 aos Padres da Provincia de Portugal. Sahio vertida em Italiano com outras Venesia por Tramezino 1562. 8.
Annua escrita de Goa a 26 de Novembro de 1558. em nome do Provincial. M. S. Consta de 12 paginas, e se conserva na Casa professa de Lisboa.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]