PEDRO ALVARES SECO, celebre Professor de Jurisprudencia Cesaria, em cuja Faculdade recebeo o gráo de Doutor na Universidade de Pariz, donde restituido a Portugal foy do Conselho delRey D. Joaõ III, e Dezembargador na Casa da Suplicaçaõ. Conhecendo este Principe o talento de que era ornado lhe ordenou no anno de 1552 compuzesse a obra seguinte, cuja ordem executou com igual promptidaõ que disvelo.

Do principio da Ordem dos Templarios, e da Ordem Militar de Christo. fol. 4. Tom. M. S. Conserva-se no Tribunal da Meza da Conciencia e Ordens.

Tombo das Rendas, e direitos do Convento de Thomar, e Commendas da Ordem de Christo. fol. 2. Tom. M. S. Foy feito por ordem delRey D. Sebastiaõ no anno de 1560. De huma e outra obra louva o seu Author com, seguinte elogio o Doutor Fr. Francisco Brandaõ Mon. Lusit. Part. 6. liv. 19. cap. I. Tudo dispoz com notavel clareza, e trabalho incansavel, que entendo,ser a escritura desta qualidade mais bem digesta, que há em Espanha, e a naõ lhe dar Deos particular talento para tal ocupaçaõ parece impossivel poder concluir com perfeiçaõ obra taõ dilatada, e trabalhosa.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]