P. PEDRO ALVARES, naceo em Lisboa a 18 de Janeiro de 1674, sendo filho de Domingos Joaõ, e Domingas Pedrosa, e irmaõ do P. Francisco Xavier da Congregaçaõ do Oratorio de S. Filippe Neri, de quem se fez memoria em seu lugar, cujo instituto abraçou na sua patria a 24 de Dezembro de 1687, onde aprendeo com disvelo, e ensinou com aplauso as Sciencias escolasticas. Foy Qualificador do S. Officio, e Examinador das Tres Ordens Militares, em cujos lugares mostrou a profundidade do seu talento nas Faculdades da Theologia especulativa, e Moral naõ sendo menos inferior a sua capacidade para o pulpito, em que praticou exactamente os preceitos da Oratoria Ecclesiastica sempre dirigida para a reforma dos costumes, do que lisonja dos ouvidos. Das letras humanas, e Historia sagrada, e profana teve bastante instruçaõ, como tambem das lingoas Italiana, e Castelhana. Falleceo na patria a 29 de Dezembro de 1739, quando contava 65 annos de idade, e 52 de Congregaçaõ. Compoz

Extracto de todas as Proposiçoens, que condenaraõ os Summos Pontifices, desde o tempo do Concilio Tridentino, até o anno de 1706. Lisboa por Valentim da Costa Deslandes 1706, sahio sem o seu nome.

Novena da gloriosa Senhora S. Anna. Lisboa por Manoel, e Jozé Lopes Ferreira 1706. 16. & ibi por Mathias Pereira da Sylva, e Joaõ Antunes Pedroso 1720. 16. & ibi por Bernardo da Costa 1731. 16. Sahio sem o seu nome.

Meditaçoens para os nove dias da Novena da Gloriosa Santa Anna. Lisboa por Jozé Lopes Ferreira 1709. 16.

Novena á Virgem N. senhora com o titulo da Esperança, ou Expectaçaõ. ibi pelo dito Impressor 1709. 16.

Sermaõ nas Exequias da Illustrissima e Excellentissima Senhora D. Luiza Simoa de Portugal, Condessa de Redondo celebradas na Congregaçaõ do Oratorio de Lisboa a 26 de Abril de 1723. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonseca 1742. 4.

Chronicon Sacrum ex iis praecise contextum, quae ad deducendam annorum seriem sunt praecise necessaria, &c. M. S.

Sermoens Varios 2. Tom. 4. M. S.

Elucidationes Analyticae, Historicae, Theologico-Dogmaticae, Positivae, & Speculativae Salutationis Angelicae, & Orationis Marianae insimul, & illarum probationes. fol. M. S.

Papeis dogmaticos, Academicos, Politicos, e Moraes escritos na lingoa Latina, Portugueza, e Castelhana. fol.

Sermoens de Nossa Senhora no Mysterio da sua Purificaçaõ. 4. M. S.

Todas estas obras se conservaõ na Congregaçaõ do Oratorio de Lisboa.

 

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]